Metodologia Leve para gestão de projetos escolas
Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos
Curso Técnico em Redes de Computadores
Projeto Integrador
Metodologia Leve para Gestão de Projetos Escolares Adaptada para o Curso Técnico em Redes de Computadores da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos
Julho/2012
Sertânia - PE
Sumário
1.Introdução 3 1.1 Histórico 3
1.2 Fundamentos 3
1.3 Objetivo do PMBOK 4 1.4 Grupos de Processos 5
1.5 Áreas de Conhecimento 5
1.6 Objetivos 6
1.7 Cronograma 7
2.Referências 8
1. Introdução
1.1 Histórico
O PMI – Project Institute Management foi fundado em 1969 nos EUA com o objetivo principal de promover as boas práticas, a ciência e a profissionalização do gerenciamento de projetos em todo o mundo. O órgão possui 420.000 membros espalhados pelos continentes e 250 “chapters” ou representantes sob forma jurídica em mais de 70 países. A fim de auxiliar no emprego das práticas neste tema, o instituto elaborou o PMBOK – Project Management Body of Knowledge, o guia de conhecimento em gerência de projetos.
1.2 Fundamentos
O projeto é um evento temporário com o objetivo principal de criar um produto ou serviço único. Portanto, ele tem início e fim definidos; é guiado por pessoas; tem restrições por recursos limitados; é planejado, executado e controlado (PMBOK, 2004).
Outro conceito diz respeito aos “stakeholders”, isto é, são indivíduos e/ou organizações envolvidos no projeto, onde seus interesses podem influenciar de forma positiva ou negativamente no resultado do projeto (PMBOK, 2004).
O PMBOK representa o ciclo de vida do projeto em cinco grupos de processos e nove áreas de conhecimento no gerenciamento de projetos.
Segundo o Guia PMBOK (2004, p. 8), gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus