metodologia do trabalho
SILICONES
2. ÁREA DO CONHECIMENTO E SUBÁREA ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE
Subárea: FARMÁCIA
3. curso E AUTORES curso de especialização em: COSMETOLOGIA
ESTUDANTE: THAIS PUGLIESI GOMES
ORIENTADOR: ELIANE VASCONCELLOS DORNELLAS
4. JUSTIFICATIVA As aplicações de silicones nas formulações de cosméticos estão em alta e a tendência é de crescimento. A escolha do tema está vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. São também impermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses. Atualmente estima-se que os silicones são utilizados em mais de 5.000 produtos e o silicone tem uma trajetória industrial recente, de pouco mais de 60 anos. Ao longo dessas últimas décadas, ele se tornou matéria-prima essencial em diferentes segmentos da indústria, graças a fatores como versatilidade, longevidade, resistência e compatibilidade com diversos tipos de material. Silicones em Cosméticos traz as etapas da evolução do silicone.
5. OBJETIVOS
Tem como principal objetivo, apresentar as diversas funções dos silicones, ressaltando seus diferenciais de uso, de concentração e de estrutura química.
6. Revisão Bibliográfica (Referencial Teórico) Silicones são compostos quimicamente inertes, inodoros, insípidos e incolores, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos. Podem ser sintetizados em grande variedade de formas com inúmeras aplicações práticas, por exemplo, como agentes de polimento, vedação e proteção. ( WIKIPÉDIA, 2010) O termo silicone é o termo inglês para a classe de compostos químicos cujo nome correto em português é silicona, em função da sua semelhança da sua fórmula geral com as cetonas.