Metodologia de pesquisa
FÓRMULAS E FUNÇÕES CRIAÇÃO DE FÓRMULAS
As fórmulas de cálculo são necessárias à realização de operações aritméticas e actualização dos dados após modificação. Estes cálculos podem ser simples operações aritméticas ou complexas equações matemáticas. As fórmulas em Excel são sempre iniciadas pelo sinal de “=”. Os elementos mais usuais numa fórmula são os operadores, os endereços e os valores constantes. • Exemplo:
Tipos de Operadores
+ / * % ^ = > < >= =100000 (Devolve o valor Verdadeiro {True} ou Falso {False}, de acordo com a condição)
Aritméticos
Comparação
Endereço
Área (Range): conjunto de células compreendidas entre B3:C8 dois endereços. União entre um conjunto de células D4;D9 Concatenação: junção de dois =G10&G11 ou mais conjuntos de texto =C12&”Horas”
Texto
FÓRMULAS COM ENDEREÇOS RELATIVOS A utilização de endereços nas fórmulas, em vez de valores constantes, permite que, sempre que exista alteração nos valores que influenciam a fórmula, o resultado apresentado seja automaticamente actualizado • • Exemplo
1
1. Seleccione a célula onde pretende efectuar o cálculo. 2. Digite a fórmula. 3. Confirme.
1. Seleccione a célula efectuar o cálculo. 2. Digite o sinal de “=”.
onde
pretende
3. Faça um clique na célula B3. 4. Digite o operador “+”. 5. Clique na célula C3. 6. Confirme.
Dizemos então que a fórmula possui endereços relativos, porque ao ser copiada para as linhas seguintes, os seus endereços alteram-se, adaptando-se ás novas coordenadas e fazendo com que o utilizador não tenha de digitar várias fórmulas idênticas.
FÓRMULAS COM ENDEREÇOS ABSOLUTOS Nem sempre é possível utilizar a cópia das fórmulas e a sua consequente adaptação a novas coordenadas, de forma directa. A figura seguinte, na coluna E pretende-se calcular o valor total com 5% de desconto a pronto pagamento (P.P.) Se tentar copiar esta fórmula para a linha seguinte irá verificar que o valor difere do que realmente deveria resultar do