Metodologia de Pesquisa
“ A curiosidade passa a ter função especial para o cientista, uma vez que é fundamental para o desenvolvimento da própria ciência obter o perfeito entendimento de determinada teoria, estabelecendo-se por vezes o confronto com outras teorias no passado ou no presente”.
( ) Apesar de todos os avanços nos campos das ciências, foi somente no século XVI que a filosofia científica ganhou autonomia como disciplina. Muito embora, até hoje, a ciência ainda não seja um fator de história e de cultura. Por isso, ainda não se entrelaça com concepções de ordem moral, política e ética.
( ) É desnecessário e irrelevante para o desenvolvimento da ciência obter o entendimento de determinada teoria, estabelecendo-se por vezes o confronto com outras teorias no passado ou no presente.
( ) A evolução constante do homem, por meio do conhecimento científico tem aumentado a longevidade, solucionado problemas seculares e, conseqüentemente, levará a humanidade a padrões de vida cada vez melhores.
A.V, V, F
B.V, F, V
C.F, F, V
D.F, V, V
E.V, V, V
Resposta correta: C
Pergunta 2
A partir do estudo da Unidade II – Epistemologia, marque a alternativa correta:
A.Existe uma relação estreita entre o sujeito e o objeto; o homem só é sujeito quando está conhecendo o objeto, e a realidade só se torna objeto quando é conhecida pelo sujeito.
B.Existe uma relação estreita entre o sujeito e o objeto; a realidade é o sujeito e o homem só se torna objeto quando é conhecido pelo cosmos.
C.Existe uma relação estreita entre o sujeito e o objeto; a física, a metafísica e a televisão, ditam as normas dessa relação.
D.Existe uma relação distante entre o sujeito e o objeto; quanto mais desvinculado o sujeito estiver do objeto, mais próximo o homem está da ciência.
E.Existe uma relação de exclusão entre o sujeito e o objeto; à medida em que o sujeito não