metodologia de identidade visual
Seria ingenuidade supor que o designer possa proceder intuitivamente ao executar tarefas variadas, desde uma marca, passando por um cartaz até uma identidade visual.
“ José Carlos Cauduro”
Um projeto de identidade visual consiste em configurar um sistema de informações que pode envolver diferentes atividades profissionais e incluir projetos de logotipo, símbolo gráfico, aplicativos de papelaria, embalagens, sinalizações, design de produtos, web design, arquitetura, publicidade e todo tipo de comunicação visual que participa da constituição da identidade e da imagem pública da organização. O principal objetivo deste estudo é mostrar que para se desenvolver uma nova marca é necessário comunicar sua mensagem visualmente, por meio de pesquisas, conceitos e padrões das cores, tipografias e formas em geral.
A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que constituem a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço. Estes elementos devem informar à primeira vista, estabelecendo com quem os vê um nível ideal de comunicação. Basicamente são quatro estes elementos institucionais: símbolo, logotipo, cores e alfabeto.
A construção de uma identidade visual é a base para o desdobramento de toda vida projetual de uma empresa. Neste sentido, torna-se fundamental elaborar o projeto com lastro nos conceitos técnicos e científicos pertinentes ao campo do Design, de forma a bem refletir o conceito da instituição.
Ao se configurar a marca de uma empresa, uma mensagem específica é dirigida ao seu público, na “Marca” compreende não somente um sinal gráfico ou logotipo; ela destaca para a empresa uma referência única, diferenciada e especial entre seus concorrentes.
A importância de uma identidade bem concebida e bem aplicada é fator determinante no posicionamento de uma empresa. Na sociedade atual que valoriza tanto a imagem, uma profusão de imagens bombardeia o cidadão comum