Metodologia científica
1. Explique o que significa dizer que a ciência moderna é ao mesmo tempo a raiz e o fruto da revolução espiritual ocorrida no século XVII.
R: A ciência moderna modificou os fundamentos (raiz) e os próprios quadros de pensamento (fruto).
2. Relacione a frase de Pascal do inicio do capítulo com o mal-estar sentido pelo ser humano no século XVII.
R: Em seu livro Pensamentos, Pascal diz o seguinte: O silêncio desses espaços infinitos me apavora.
Essa frase explicita a angústia para quem, no século XVII, vivenciou a substituição da teoria geocêntrica (Terra é o centro do mundo)- aceita durante mais de vinte séculos - pela teoria heliocêntrica (Sol é o centro do mundo), o que gerou grande contradição ao que a Igreja pregava.
3. No final do texto, Koyré refere-se ao "divórcio do mundo do valor e do mundo dos fatos". Explique como isso representa o nascimento da ciência moderna.
R: A revolução científica e filosófica causou a destruição do Cosmos, ou seja, o desaparecimento dos conceitos válidos, filosófica e cientificamente, da concepção do mundo como um todo finito, fechado e ordenado hierarquicamente e a sua substituição por um universo indefinido e até mesmo infinito que é mantido coeso pela identidade de seus componentes e leis fundamentais, e no qual todos esses componentes são colocados no mesmo nível de ser. Isto, por seu turno, implica o abandono, pelo pensamento científico, de todas as considerações baseadas anteriormente, contribuindo para o nascimento da ciência