Metodologia Científica
Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração da pesquisa científica. Atua na reformulação e processo da mesma, abordando as principais regras para uma produção, além de fornecer as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.
Outra característica do método é que o processo precisa ser objetivo, forma lógica e racional, de modo a obter, organizar, sistematizar, corrigir e produzir conhecimento.
Apesar da sua reconhecida importância, hoje, se percebe que a ciência não é fruto de um roteiro de criação totalmente previsível. Portanto, não há apenas uma maneira de raciocínio capaz de dar conta do complexo mundo das investigações científicas, estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado.
A Técnica exige conhecimento e habilidade para “saber fazer”. Não exige necessariamente entender o “por que”.
Fonte: http://luizavoll.com/index.php/2006/10/em-caso-de-naufragio/
Consiste uma maneira de como se fazer algo, ou pensar para chegar à natureza de um determinado problema. Transforma várias etapas a serem executadas que tenham por finalidade a investigação de fenômenos para a obtenção de conhecimentos.
Exemplos: Permitir a reprodução da pesquisa científica, possibilitar a validação através da observação e a linha de raciocínio adotado no processo de pesquisa. Basicamente, o método compõe-se de etapas dispostas de forma sistemática, obedecendo a uma forma sequencial. Não importa a filosofia do método, as etapas existem necessariamente para que haja uma organização do processo de elaboração mental das ações. Fonte: Wikipédia
“Nesse esboço contém os principais passos, começa pela observação, que deve ser sistemática e controlada, a fim de que se obtenham os fatos. O método é cíclico, girando em torno do que se denominam na teoria, os fatos científicos, embora não necessariamente reprodutíveis, têm