Metodologia científica
É interessante observar que em algumas situações no texto, Gleiser, atingiu o sucesso motivado por seus sonhos. Após decidir sair do curso de engenharia e se transferir para física passou por diversos obstáculos e precisou estudar bastante, provando mais uma vez, inclusive afirmando no texto, que aptidão, embora ajude não é tudo, é necessário se esforçar acima de tudo. Essa situação contada pelo autor dá ânimo e faz com que o leitor seja motivado a dar seu melhor.
As situações na vida de um cientista também são motivadoras, e nos faz refletir a respeito da vida de um cientista, no texto, existe uma passagem em que se observa que os teóricos são bastante persistentes, pois, possuem um trabalho solitário ou em um pequeno grupo de pesquisa, tentando dar validade a alguma hipótese. É interessante é motivador, porque mostra que através da persistência desses teóricos grandes descobertas foram feitas e influenciaram toda a humanidade mudando inclusive o dia-a-dia de pessoas do mundo todo, ou salvando a vida de indivíduos que até meses antes não tinham qualquer perspectiva de melhoras.
Uma das áreas de trabalho do cientista, também é o ensino. Gleiser escreve algo realista, mostra que embora ame sua área nem tudo é perfeito, e muitas vezes falta humildade entre os cientistas, um de seus conselhos inclusive é para futuros profissionais que ensinarão física, química ou qualquer outra ciência, o autor diz que é necessário dar boas aulas, e fazer com que o aluno não seja passivo, mas ativo, e que o futuro professor lembre-se de seus professores ruins, e evite imita-los, percebendo quando por exemplo, os