Metodologia cientifica
Discente: André da Silva Rosa Docente: Nailton
Curso: Comércio Exterior Período: 1º semestre vespertino
Disciplina: Metodologia de Produção do Conhecimento
O MÉTODO CIENTÍFICO
Resumo
Introdução:
Segundo o autor, existe uma afirmação entre os cientistas que, não existe ciência sem método, dessa forma, entende-se que a ciência é um conjunto de modos sistemáticos para se explicar um grande número de fenômenos e/ou objetos semelhantes.
Conceito histórico:
Observado pelo autor que, na história, Galileu Galilei, utilizava-se do método cientifico experimental teórico. Baseado nas observações dos fenômenos, realizavam experimentos de relações quantitativas, propunha, através de suas observações e análise dos dados levantados de seus experimentos iniciais, uma hipótese. Logo, realizava as verificações dos resultados levantados na hipótese, confirmando-as ou não, para, a partir daí, formular suas leis gerais sobre o fenômeno.
Francis Bacon, veio para complementar esse método de, além de ser baseado na observação e realização de experimentos sobre o problema em questão, elaborando uma hipótese na análise dos resultados prévios, tinha também como base complementar, na confirmação da hipótese, a sua repetição de experimentos de forma quantitativa, esse experimento ser realizado por outros dentro da comunidade cientifica (divulgação de resultados experimentais) e serem comparados esses resultados entre sí, e esses experimentos, segundo Francis Bacon, deveriam ser realizados em locais diferentes para que, assim, como objetivo de acumulação de registros (resultados) para a confirmação da hipótese, subseguindo a formulação de uma lei geral de explicação (resolução do problema) do fenômeno/objeto estudado. Esse método elaborado por Bacon foi intitulado como “método de coincidências constantes”.
Esses métodos citados, classificados de métodos indutivos, pois chegavam-se nos resultados através de experimentos, fora