Metodologia cientifica
1.1 TEMA
Segundo Marconi e Lakatos ( 2003, p. 44 )
O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Escolher um tema significa levar em consideração fatores internos e externos. Os internos consistem em: selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico; optar por um assunto compatível com as qualificações pessoais, em termos de background da formação universitária e pós-graduada; encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função de pesquisa. Os externos requerem: a disponibilidade do tempo para realizar uma pesquisa completa e aprofundada; a existência de obras pertinentes ao assunto em número suficiente para o estudo global do tema; a possibilidade de consultar especialistas da área, para uma orientação tanto na escolha quanto na análise e interpretação da documentação específica.
Além disso, não há necessidade de duplicação de estudos, uma vez que há uma vasta gama de temas a serem pesquisados. Devem-se evitar assuntos sobre os quais recentemente foram feitos estudos, o que torna difícil uma nova abordagem. Embora a escolha do tema possa ser determinada ou sugerida pelo professor ou orientador, quando se trata de um principiante, o mais frequente é a opção livre. As fontes para a escolha do assunto podem originar-se da experiência pessoal ou profissional, de estudos e leituras, da observação, da descoberta de discrepâncias entre trabalhos ou da analogia com temas de estudo de outras disciplinas ou áreas cientificas.
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Segundo Marconi e Lakatos( 2003, p. 45 )
Após a escolha do assunto, o passo seguinte é a sua delimitação. É necessário evitar eleição de temas muito amplos que ou são inviáveis como objeto de pesquisa aprofundada ou conduzem a divagações, discussões intermináveis, repetições de lugares comuns ou “descobertas” já superadas.