Metodologia Cientifica
Autor:Ingrid Rocha¹ 1 INTRODUÇÃO
O Interesse do bem-estar físico e esporte é extremamente alto na população dos EUA. Se a preocupação do individuo é a saúde em geral e a qualidade total de vida ou com a participação do atletismo e competição, as maneiras de se atingir o bem-estar físico diferem apenas em grau. A nutrição e o exercício são fatores proximamente inter-relacionadas na composição do organismo, competência muscular e capacidade respiratória e cardiovascular. As considerações qualitativas, quantitativas, psicológicas e de tempo relacionadas ao consumo de alimentos e líquidos são determinados importantes do desempenho atlético.
Desta forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios com finalidade específica, seja para melhoria da saúde (por exemplo: emagrecimento) ou aumento de força. Atualmente a nutrição esportiva é considerada por alguns autores como o segundo fator que mais influencia o desempenho de atletas, sendo o primeiro fator o treinamento.As teorias do treinamento esportivo tem considerado de forma unânime a importancia dos conhecimentos elaborados pelas ciencias da nutriçao esportiva no desempenho esportivo de atletas de alto nivel. O estudo dos aspectos nutricionais da atividade atletica contribui para um melhor entendimento acerca do processo metabolico dos nutrientes,especialmente do gasto energetico que permitiu ao longo dos ultimos anos o aumento da performace e, por conseguinte,resultados competitivos mais expressivos.
.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Nutrição e Treinamento
O gasto energético na atividade física deve ser incluído no calculo das necessidades energéticas, que levam em considerações também o metabolismo basal e a termogênese dos alimentos. Dependendo da intensidade e duração do treino a ingestão calórica necessária pode