Metodologia cientifica
- Senso comum ou conhecimento empírico;
- Conhecimento Científico;
- Conhecimento Filosófico;
- Discurso Religioso ou Conhecimento teológico.
Problematização do tema - contextualizar e apresentar de forma clara o problema, com o propósito de delimitar com exatidão que tipo de resposta é esperada ao final da investigação.
*Delimitar o problema de pesquisa é importante para diminuir a extensão do assunto a ser abordado, evitando percorrer caminhos desnecessários, possibilitando o aprofundamento dentro dos aspectos que realmente são fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa.
Abordagem:
Qualitativa - Neste enfoque não há medição numérica, como nas descrições. Seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito.
* É descritiva e utiliza o método indutivo.
* O processo é o foco principal.
Quantitativa - Neste tipo de pesquisa temos a coleta e a análise de dados para dar conta das questões que envolvem a pesquisa. Ela utiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los.
Classificação de pesquisa:
- Pesquisa Pura - (básica ou teórica)
Possui o objetivo de gerar novos conhecimentos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
* Envolve verdades e interesses universais.
* É motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador. Exemplo: A origem do universo.
- Pesquisa Aplicada - Possui o objetivo de gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos.
* Envolve verdades e interesses locais. Exemplo: A busca de uma vacina contra a AIDS.
Método Dedutivo (dependente da lógica):
- Tem o propósito de explicar o conteúdo dos enunciados, apresentando uma conclusão inevitável, a partir de dados gerais para dados particulares.
- Se todas as