metodologia cientifica
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
CAMPUS CAJAZEIRAS
Disciplina: Metodologia Científica
Discente:
O Que é Leitura
Martins, Maria Helena. O que é leitura, Maria Helena Martins. São Paulo: Brasiliense, 2006. —(Coleção primeiros passos, 138)
Pg
Transcrição do texto/citações diretas
Observações pessoais do leitor
07
“[...] Fazer a leitura de um gesto, de uma situação, Ler a mão, Ler o olhar de alguém, Ler o tempo, Ler o espaço, indicando que a leitura vai além da escrita.”
A leitura não é algo que basea-se apenas em palavras escritas ou falada ela é algo que vai mais além da nossa observação, envolvendo assim sentimentos e emoções.
12
‘Trata-se, pois de um aprendizado mais natural do que se costuma pensar, mas tão exigente e complexo como a própria vida. Fragmentado e, ao mesmo tempo, constante como nossas experiências de confronto como nós mesmos e com o mundo. ’
Ela não é algo que possa causar medo ou espanto, mais no entanto devemos nos dedicar e nos deleitar nela.
15
“[...] aprendemos a ler a partir do nosso contexto pessoal. E temos de valoriza-o para poder ir além dele.” (Sartre).
É a partir de circunstâncias que nos rodeiam que aprendemos a ler. E são essas circunstâncias que nos impulsionam a ir cada vez mais longe alcançando assim outros e até mesmo maiores objetivos.
15
“A psicanalise enfatiza que tudo quanto de fato impressionou a nossa mente jamais é esquecido, mesmo que permaneça muito tempo na obscuridade do inconsciente. Essa constatação evidencia a importância da memoria tanto para a vida quanto para leitura.”
De fato tudo o que vivenciamos quer ser num passado presente ou distante, nunca é esquecido. E isto é essencial para a formação do sujeito enquanto individuo.
22
“Ler e escrever, já entre gregos e romanos, significava possuir as bases de uma educação adequada para a vida, educação essa que visava não só ao desenvolvimento das aptidões físicas, possibilitando ao cidadão