Metodologia cientifica
Fonte: http://www.posgraduando.com/downloads/modelos-e-roteiros
Escolher um tema de pesquisa não é tarefa fácil. Seja para a sua dissertação, tese ou qualquer outro trabalho de conclusão de curso. De repente, tudo o que era realmente importante a respeito sobre a maioria dos assuntos parece que já foi estudado ou descrito.
Não existe regra ou receita pronta para uma situação como essa. É um trabalho árduo que irá demandar bastante tempo. Mas existem alguns pontos que podem ajudá-lo a cortar caminhos, otimizar o seu tempo e evitar muitos problemas que poderiam acontecer no decorrer da realização do projeto.
1. Tenha em mente as linhas de pesquisa do programa e do seu orientador.
Comece pensando nas linhas de pesquisa do seu programa de pós-graduação, mas principalmente nas do seu orientador. Dessa forma, se for necessário aquele recurso extra, comprar material ou equipamentos, irá enfrentar menos obstáculos. O apoio e o respaldo, tanto técnico quanto científico ao seu projeto, serão maiores. E isso faz muita diferença.
2. Escolha um tema que você goste e se identifique.
Escolhida a linha de pesquisa que irá trabalhar, procure escolher dentro desta linha temas com que se identifique. Sua dedicação ao projeto será maior e, quando se sente prazer no que está fazendo, os resultados são sempre melhores do que o esperado.
3. Leia muito e questione mais ainda.
Comece pela literatura básica. É preciso construir a base, os pontos de partida para os questionamentos que virão a seguir. E começar a se fazer perguntas do tipo: "como seria isso em outra situação?" ou então "será que isto não teria outra explicação e/ou aplicação prática?". Pensando nas possibilidades.
4. Procure artigos sobre o tema em periódicos conceituados.
A essa altura do campeonato, já terão surgido duas ou três dúvidas que dariam um bom projeto. Não descarte nenhuma por enquanto. Procure periódicos na área e repare no rumo que as pesquisas estão