METODOLOGIA APLICADA GJOL
Fichamento de artigo científico
Um modelo híbrido de pesquisa: a metodologia aplicada pela GJOL
Elias Machado
Marcos Palacios
Bebedouro / 2015
Lilia Anastacio Teles
Um modelo híbrido de pesquisa: a metodologia aplicada pelo GJOL
Resumo do artigo:
O artigo descreve um modelo de pesquisa criado e desenvolvido pelo GJOL (Grupo de Jornalismo On-line), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, que começou no ano de 1995.
Para a criação dessa metodologia, foi necessário perceber e analisar todas as modificações pelas quais o mundo e as sociedades estavam passando com a ascensão da era digital e de como o jornalismo poderia adaptar-se a essa nova realidade. Por isso então, deu-se o nome da pesquisa como híbrida, pois ela deveria ter uma atuação “em duas frentes”, primeiro mapeando as modificações e depois as particularidades dessa nova modalidade jornalística.
Para mapear esse novo conceito, foram utilizados estudos de caso que foram realizados dentro de estações jornalísticas, e também usou-se alguns procedimentos de pesquisa qualitativa e quantitativa para compreender o processo de produção de informações nas organizações jornalísticas no ciberespaço nas sociedades contemporâneas. Além dos métodos de pesquisa já comumente utilizados no Brasil (revisão de bibliografia, análise preliminar, pesquisa de campo), o GJOL também contou com a pesquisa em rede, feita através de um convênio com Universidades estrangeiras, como a Universidade do Texas, em Austin, entre outras, podendo assim trocar experiências e estudos de caso diversos.
Com o tempo, a prioridade do trabalho mostrou-se ser o desenvolvimento de softwares para o ensino do jornalismo, graças a criação da Plataforma Panopticon, que é um sistema de publicação á distância.
Hoje em dia já existe uma disciplina obrigatória nos cursos de Jornalismo, que é o Jornalismo digital, onde o aluno