Metemolismo celular

899 palavras 4 páginas
metabolismo celular

A célula constitui a unidade estrutural, reprodutiva e fisiológica fundamental detodos os seres vivos. Devido a este facto, o seu interior é caracterizado poruma grande variedade e diversidade de reações químicas, cujo conjunto forma ometabolismo celular.
A matéria-prima para as reações metabólicas são os nutrientes, provenientes daabsorção intestinal, que são utilizados, quer na elaboração de novoscomponentes orgânicos, quer como combustível para a produção de energiabiológica.
Nas reações metabólicas distinguem-se as substâncias necessárias ao seuinício, os reagentes, e as substâncias resultantes, os produtos. A todas estassubstâncias dá-se a designação genérica de metabólitos. Os reagentes são osmetabólitos iniciais, enquanto os produtos são os metabólitos finais.
Dentro do metabolismo podem-se considerar dois grandes grupos de reações:anabólicas e catabólicas.
O anabolismo é o conjunto de todas as vias metabólicas conducentes à síntesede novas moléculas no interior das células. As reações anabólicas utilizam osnutrientes, provenientes da alimentação ou de processos biossintéticospróprios, para elaborar novos compostos, sendo estas reações de índoleendoenergética, isto é, ocorrem com consumo de energia, disponibilizadaatravés da desfosforilação de moléculas de ATP em ADP.
Como exemplo de um processo de anabolismo, pode-se mencionar afotossíntese, através da qual as plantas e algumas bactérias transformam aenergia luminosa do sol em energia química, que fica armazenada em compostosquímicos como, por exemplo, o amido. A síntese de proteínas humanas nascélulas, a partir da informação contida no DNA e dos aminoácidos obtidos pelaalimentação é outro caso de uma reação anabólica.
O catabolismo engloba as restantes vias metabólicas, que levam à degradação,dentro das células, de moléculas complexas em substâncias simples, ocorrendolibertação de energia (reação exoenergética), que é armazenada nas moléculasde ATP.
Como reações catabólicas

Relacionados