Metas e obejtivos
A meta é o fim ou o objetivo de uma ação ou de um projecto. Por exemplo: “A minha meta consiste em terminar a carreira no ano que vem para depois ir gozar a minha reforma nos Estados Unidos”, “A meta de João é poupar para poder comprar um carro”, “Eu sei que o caminho é árduo, mas nunca percas a tua meta de vista”.Meta é, por outro lado, a marca real ou imaginária que localiza e identifica o fim de uma corrida: “O atleta jamaicano passou a meta quatro décimas de segundo antes do seu principal rival”, “O automóvel do piloto brasileiro teve de abandonar a corrida a apenas três voltas da meta por problemas técnicos”, “Vence o primeiro a alcançar a meta”.
Em contexto de gestão, o conceito de meta costuma ser associado ao de objetivo organizacional, devendo ser definido, obrigatoriamente, quer em termos numéricos (quantificado), quer em termos temporais (ter um prazo). Com base na missão e visão da empresa e tendo em conta as condicionantes internas e externas, a organização estabelece os seus objetivos organizacionais futuros, isto é os resultados a serem alcançados. Após serem quantificados e definidos no tempo, estes objetivos organizacionais passam a designar-se por metas. Por exemplo, se o objetivo for aumentar as vendas, a meta poderá ser o aumentar as vendas em 20% no ano de 2013.
Nota: em algumas literaturas, o próprio conceito de objetivo organizacional surge já como quantificado e temporizado, confundindo-se, neste caso, com o de objetivo.
Comentário:
Meta é o resultado final de um objetivo traçado por uma pessoa, ou organização para alcançar melhorias, satisfação, lucro, conquista.
Uma pessoa pode se concentrar em algumas metas no decorrer da vida, como por exemplo, formação para melhoria em sua carreira, mudança de hábitos para melhorar qualidade de vida, economia ou organização dos gastos para compra de novos bens.
Uma empresa pode determinar algumas metas para os funcionários, como uma