Metafísica
É um processo biológico anaeróbico de obtenção de energia metabólica, a partir da degradação incompleta de substâncias orgânicas, resultando em uma disponibilidade energética inferior se comparada à respiração aeróbia. Um exemplo de fermentação é o processo de transformação dos açúcares das plantas em álcool, tal como ocorre no processo de fabricação da cerveja, cujo etanol e CO2 (gás carbônico) são produzidos a partir do consumo de açúcares presentes no malte, obtido através da cevada germinada. Esse processo é a única forma pela qual um organismo disponibiliza para adquirir energia dependida nas reações do metabolismo; ou facultativo, significando uma alternativa extra, evolutivamente uma característica mais favorável, isto é, melhor adaptada, visto que tanto permite a um organismo realizar fermentação como também respiração aeróbia, alternando conforme as condições do meio (bactérias facultativas) ou sujeições requeridas pelo potencial do próprio organismo.
Os tipos de Fermentação :
- Alcoólica: Realizado por certas bactérias e fungos empregado na fabricação de vinhos, cervejas e pão.
Reação da fermentação alcoólica : O glicídio é fermentado produzindo duas moléculas de piruvato, dois ATPs e duas moléculas de NADH, seguindo com a degradação do piruvato até a obtenção de álcool (etílico ou etanol) e gás carbônico.
- lática : Realizado por bactérias que fermentam o leite, processando seus derivados (iogurte, queijo e coalhada).
Reação da fermentação lática : O glicídio é fermentado produzindo duas moléculas de piruvato, dois ATPs e duas moléculas de NADH, prosseguindo a reação com a quebra do piruvato até produzir ácido lático.
3 . Quimiossíntese
É quando algumas bactérias realizam processos bastante diferentes entre si. Esse fenômeno se deve a enorme diversidade de espécies e às mais variadas adaptações ao ambiente de cada linhagem. Dentro de inúmeras possibilidades, existe um processo conhecido como quimiossíntese que,