Mercosul
Criado em 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção (no Paraguai) o mercosul busca garantir a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países membros, através da eliminação de barreiras alfandegárias e restrições não tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente.
- Em 2011, o bloco completou vinte anos de existência, com ações concretas nas áreas política, social, econômica e de infraestrutura comercial. Em vinte anos, o bloco aumentou as trocas comerciais entre os quatro países e o fluxo de pessoas que migram para estudar e trabalhar no país vizinho.
Em 1995, em época de crise econômica que atingiu a região, a TEC (Tarifa Externa Comum) entrou em vigência para iniciar a fase de união aduaneira. Porém, até os dias atuais, devido à situação assimétrica entre as condições econômicas dos países do bloco, o Mercosul tem se posicionado com mais ênfase nos projetos de integração social e política. Apesar do grande interesse comum pelas trocas comerciais, a Argentina, por exemplo, passou a barrar determinados produtos brasileiros para evitar concorrência desigual em seu mercado interno. O MERCOSUL trouxe, também, propostas para integração das políticas ambientais dos países membros tendo sido realizada em 27/06/1994 a Reunião Especializada de Meio Ambiente (Rema) onde foram propostas diretrizes básicas para a política ambiental dos países do MERCOSUL.
No campo da educação, a proposta era de integrar a educação dos quatro países através do reconhecimento mútuo dos cursos superiores e diplomas, além da cooperação em pesquisas e intercâmbios. o Mercosul objetiva ampliar os acordos internamente estabelecidos a fim de fortalecer a política do bloco. tre os objetivos do bloco estão:
a) ampliar as relações comerciais entre os países-membros através da diminuição de dependência dessas nações para com a exportação de produtos primários;
b) liberalização de serviços que, quando