Mercosul
O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi criado para fazer frente aos grandes blocos econômicos e para favorecer o comércio entre os países da América do Sul para tentar agilizar um processo econômico que implicasse a sua industrialização.
Os quatros países que compõe partes do Mercosul compartilham uma comunhão de valores que encontram expressão sem seus fundamentais direitos humanos, proteção do ambiente e do desenvolvimento sustentável e seu compromisso com a consolidação da democracia, segurança jurídica, combate à pobreza e desenvolvimento econômico e social.
Estabelecido em 26 de março de 1991, através da assinatura do Tratado de Assunção, o Mercosul é com bloco econômico formado pelos membros Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru são países associados ao bloco, podendo participar das reuniões, no entanto, não possuem direito de voto.
A sede do Mercosul é Montevidéu(Uruguai), onde fica sua Secretaria Administrativa,encarregada da guarda de documentos e comunicações de atividadesdo mesmo,o que não significa que todos as reuniões tenham de ocorrer lá ,pois elas são realizáveis em qualquer outra cidade dos países signatários.
A formação desse bloco proporcionou a livre circulação de bens, serviços e produtos entres os Estados membros, através da redução e/ou eliminação das taxas de exportação e importação. O Mercosul se enquadra na condição de União Aduaneira (acordo entre países com ambos objetivos, abrangendo a criação de regras comuns de comécio com países exteriores ao acordo), pois, além de reduzir ou eliminar as tarifas alfandegárias entre os integrantes ao bloco, sendo estabelecidos normas através da TEC (Tarifa Externa Comum).
Os projetos do Mercosul não se limitam somente aos fatores econômicos, anglobando temas políticos, sociais e culturais. Exemplo disso foi a assinatura, no dia 06 de dezembro de 2002, do Acordo sobre Residência para os Estados do Mercosul, Bolívia e Chile, que