Mercado
Ciência Econômica – è a ciência que estuda a atividade produtiva, estuda as relações de troca entre os agentes econômicos.
Agentes Econômicos: Familia Governo e Empresas Família – fornecem os recursos de fatores (trabalho, capital, recursos naturais etc.) de sua propriedade aos outros agentes. Atuam como consumidores. Empresas (privadas e públicas) – são os agentes produtores de bens e serviços, que compõem o aparelho de produção da economia nacional. Organizam fatores produtivos e destinam o resultado de sua atividade ao mercado, onde a produção atinge seu destino final.
Governo – são órgãos que se dedicam a prestar serviços à sociedade, que são consumidos pela coletividade. Seus produtos são indivisíveis. Administrações públicas: federais, estaduais e municipais.
Empresas – registra as transações econômicas ocorridas com agentes econômicos pertencentes a outros países.
Fatores de produção
Terra ou recursos naturais: São considerados recursos naturais somente os sucetiveis de serem incorporados as atividades econômicas.
O volume desses recursos depende, entre outros fatores da evolução tecnológica que determina a possibilidade de aproveitamento das matérias primas e fontes de energia do avanço da ocupação territorial, das facilidades de transporte e etc.
Trabalho: PEA – Polução Economicamente Ativa
A população de um país é constituída pelos seus habitantes. Se da população subtrairmos as pessoas que não estão aptos à trabalhar, os muito jovens, idosos, chegaremos num conceito de população ativa....
Capital: corresponde ao total dos edifícios, máquinas, equipamentos e instalações que a sociedade dispõe para efetuar a produção. Este consjunto é denominado estoque de capital da economia.
Quanto mais bens de capital dispuser a economia mais produtiva ela será.
Sistema Econômico: É a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades