Mercado Financeiro e de Capitais
1. Apresente sua definição sobre Mercado Financeiro e sua importância no processo de administrar as finanças de uma empresa.
O mercado financeiro é onde as pessoas negociam o dinheiro. Ele faz a ligação entre pessoas ou empresas que têm dinheiro e pessoas ou empresas que precisam de dinheiro. Para que isto ocorra, é preciso um intermediário – os bancos. O mercado financeiro leva o dinheiro de quem tem para quem não tem, cobrando uma taxa (juros). Tendo como importância a captação de recursos a juros baixos e a aplicação de recursos a juros vantajosos.
2. Explique a relação entre as variáveis macroeconômicas e o sistema financeiro?
Escassez e rendimentos. Aplicação da politica do banco central (taxa de juros –PIB).
3. Defina intermediação financeira, contemplando o seu papel no mercado financeiro.
Função necessária devido ao desequilíbrio entre o nível de poupança e investimentos em uma economia. Possui o papel de direcionar recursos de unidades superavitárias para financiar unidades com carência de capital para investimento.
4. Descreva como acontecem as ações dos intermediários financeiros.
Os intermediários financeiros trabalham de forma especializada para articular expectativas de agentes econômicos poupadores e tomadores de recursos. Para os poupadores oferecendo alternativas adequadas para guarda e aplicação de recursos e ao mesmo tempo, acesso ao investimento e consumo.
5. Quais os serviços que os intermediários financeiros disponibilizam no mercado financeiro?
Ocupam posição de destaque no âmbito do sistema de pagamentos, os bancos comerciais, os bancos múltiplos com carteira comercial, as caixas econômicas e, em plano inferior, as cooperativas de crédito. Essas instituições captam depósitos à vista e, em contrapartida, oferecem a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, contas de depósito que são utilizadas para movimentação de recursos e para pagamentos.
6. Descreva as três formas de equilíbrio que os intermediários