MERCADO DE CAPITAIS MERCADO FINANCEIRO
MERCADO FINANCEIRO
(MERCADO DE CAPITAIS)
Etson Barbosa
Karina Regina
Wagner Alcantara
Recife - 2015
Mercado financeiro
Na Economia , o Mercado Financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda (Comércio) de valores mobiliários , Mercadorias ,Câmbio e outros bens. Existem mercados gerais onde muitos produtos são comercializados e mercados especializados, onde apenas uma mercadoria é negociada . Os Mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados num “Lugar”, Tornando assim mais fácil se encontrarem uns ao outros . Uma economia que depende principalmente de interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como uma economia de mercado , em contraste a economia de comando ou com a economia de Não-Mercado como é exemplo a economia de Doação .este setor é uma das maiores causas da excessiva desigualdade social no Mundo .
O Mecado Financeiro Financeiro Também pode ser entendido como um conjunto de Instituições e Instrumentos financeiros, que possibilitam a transferência de recursos dos ofertadores para os tomadores e com isso criam condições para que os Titulos tenham liquidez no mercado . Os dois mercados Financeiros Basicos são o Mercado Monetário e o Mercado de Capitais .
O Mercado de Capitais são os mercados de Titulos de Divida de Longo Prazo , este tipo de mercado existe porque Bancos comerciais ,Sociedade Anônimas , Instituições Financeiras não bancarias , Bancos centrais e outros Orgãos do Governo , possuem fundos temporariamente ociosos, que desejam colocar em algum tipo de Ativo Liquido ou Instrumento de renda fixa a Custo Prazo , enquanto outros indivíduos , empresas Governos e Intermediários sazonal ou temporário . Já o Mercado Monatário é um componente de Mercado Financeiro , relativo á concessão de emprestimos de curto Prazo , com prazos de vencimento inicial de um ano ou menos . A Negocição nos Mercados Monetários envolve Títulos do Tesouro ,Papel