mercado financeiro questoes 2
Mariane Tartuce
Matricula: 21320897
Turma: 3AAG
Aula 9 a 16
AULA 9
1. O que é uma operação de “Hot Money”?
Hot Money é uma operação de empréstimos de curto prazo destinados a suprir carências de caixa. O prazo é de 30/60 dias. Os beneficiarios são pessoas físicas ou jurídicas. A operação pode tem formalização em boderô (é um documento onde são relacionados os cheques pré-datados e/ou duplicatas que foram negocioados com a emprsa de factoring e bancos) e nota premissória (é um título cambiário em que seu criador assume a obrigação direta e principal de pagar o valor correspondente no título). Os juros são combrados antecipadamente, geralmente acima do CDI. E a sua garantia é aval.
2. No que consiste uma “conta garantida” e qual o tipo de cliente que dela se utiliza?
A conta garantida é uma operação de empréstimo vinculado a um contrato de abertura de crédito específico, em que o Banco concede um limite que o cliente pode utilizar em 1 ou mais parcelas. Funciona separada da conta corrente, sendo necessário do cliente o aviso, por escrito ,com antecedência dos valores a serem sacados. Os juros são calculados diariamente sobre o saldo devedor e cobrados no primeiro dia útil do mês seguinte. IOF é calculado sobre o saldo devedor e cobrado mensalmente junto com os juros. Utilizada pelas empresas que precisam de dinheiro para investimentos, expansão ou caixa.
3. O que é uma operação de “overdraft” e como funciona?
Uma operação de “overdraft” são empréstimos rotativos que podem ser utilizados mediante a aviso prévio. Sua formalização é feita por contrato ou nota provisória. O prazo é de 30/60 dias. O juros é geralmente pré-fixados e cobrados mensalmente ou no final do contrato.
Sua garantia são duplicatas (é uma espécie de título de crédito que constitui o instrumento de prova do contrato de compra e venda), entre 120 e 150% no limite concedido.
4. Sempre que se analisa o portfólio das operações de um