Mercado de trabalho: oportunidades
É conhecida aquela velha frase, “o bom empregado não corre atrás de trabalho, mas sim, o trabalho corre atrás dele”. Nos dias de hoje, com o mercado de trabalho cheio de oportunidades por um lado e pelo outro cada vez mais exigente, esta frase ainda pode ser usada, e talvez possa ser usada sempre, pois nada mais é do que a pura verdade.
Hoje o Brasil vive um crescimento econômico enfreado, cada vez mais empregos criados e excelentes oportunidades surgem, porém muitos dos candidatos para tais vagas, não possuem qualificação profissional adequada. Existem muitas oportunidades por ai afora, mas o que falta realmente são bons profissionais para preenchê-las, esta é uma das maiores reclamações da burguesia quanto ao processo seletivo de candidatos.
Existem excelentes oportunidade atualmente, diferente de antigamente onde as pessoas que tinham a oportunidade de estudar e se qualificar eram a minoria. Por sua vez, a graduação superior é uma grande oportunidade, com a facilidade do ingresso em Universidades, programas de financiamentos, bolsas de estudos e tudo mais. Cursos técnicos são opções rápidas e mais baratas para quem busca a inserção no mercado, até mesmo cursos básicos daqueles que se faz em seis meses ou um ano, podem ser a diferença na hora de procurar um emprego. As oportunidades aumentam exponencialmente se o candidato for bilíngue. Todos sabem que a língua inglesa não é mais diferencial e sim requisito. Com a globalização, o comércio internacional e a vinda cada vez maior de empresas multinacionais para o Brasil, o inglês é essencial para uma boa vaga, já que a este é o idioma internacional, pode não ser o mais falado, mas sem dúvida o mais usado, tanto em “business” quando no turismo. Ou de repente o espanhol, pois o Brasil é o único país da América latina que não tem espanhol como língua mãe, e tal idioma é o número dois.
É conhecida também aquela outra frase, “a oportunidade não bate a sua porta, é preciso