Mercado de capitais e bolsa de valores
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
ALYSSON CLEZAR
JAQUELINE JOSIWANA STEFFENS
LISLAINE LESSA
PAULINO RONALDO DE SOUZA
MERCADO DE CAPITAIS E BOLSA DE VALORES
Araranguá
2011
1 CASOS DE INSIDER
Insider é a utilização de informações relevantes sobre uma companhia, por parte das pessoas, que, por força do exercício profissional, estão "por dentro" de seus negócios, para transacionar ações antes que tais informações sejam de conhecimento público. Assim, o insider compra ou vende no mercado a preços que ainda não estão refletindo o impacto de determinadas informações sobre a companhia, que são de seu conhecimento exclusivo. Para ilustrar uma situação de insider: "O diretor da Companhia Aberta X, a qual dedica-se à prospecção de minério, sabendo que ela realizara uma grande descoberta, passa a comprar no mercado as ações de sua emissão, sem notificar tal descoberta ao público. Após a divulgação pública da descoberta, que tem como consequência uma elevação na cotação em Bolsa de ações, o diretor passa a vender os títulos que havia comprado, ainda antes da "alta". Os lucros havidos, no caso, são evidentemente decorrentes da posse e utilização, em proveito próprio, de informação confidencial da empresa, a qual o insider havia tido acesso apenas pela posição que nela ocupava.
Um dos casos mais conhecidos de insider foi o da apresentadora de programas de televisão Martha Stewart, que foi presa por suas negociações com ações da empresa de biotecnologia ImClone em 2001, nas quais utilizou-se de informações passadas pelo CEO da empresa Samuel Waksal (HEMINWAY, 2003).
EUA: Martha Stewart foi condenada a cinco meses de prisão por encobrir o crime econômico
A guru de estilo e decoração foi considerada culpada no caso da venda irregular de ações da empresa de biotecnologia ImClone. A empresária e apresentadora de TV U. S. Martha Stewart foi condenada a cinco meses de prisão, cinco meses da prisão domiciliária e liberdade condicional de dois anos, mais