Mercado de Capitais AV
Disciplina: Sistemas Gerencias
Professor: Roberto
Aluno: André Luiz Becker Matrícula: 320010025
MERCADO DE CAPITAIS AV. 2
1- O que é e qual a finalidade do depósito compulsório?
R: E o recolhimento feito pela rede bancária de determinado percentual sobre seus produtos financeiros para o Banco Central. Tem a finalidade de ser um instrumento essencialmente restritivo, tirando a capacidade de multiplicação da moeda.
2- Qual é a base monetária que o Banco Central usa para controlar a oferta total de moedas no pais? Justifique?
R: O Banco Central utiliza o M4, que envolve os ativos monetários M1 e não monetários, procura controlar a oferta total de moeda na economia, já que a oferta de dinheiro esta diretamente relacionada aos preços.
3- O controle da taxa de juros (SELIC) tanto pode ser utilizado pelo banco central para a condução da política monetária como da política fiscal. Explique como isso pode ocorrer.
R: Na política monetária ocorre quando o governo deseja estimular o consumo, ele diminui a taxa de juros, e quando deseja frear o consumo, ele aumenta a taxa de juros. Na política fiscal ele utiliza a função estabilizadora
4- O que é poupança interna? Como ela afeta o crescimento do país?
R: Poupança interna é a soma das poupanças publicas e privadas. Ela afeta o crescimento do país, quando o gasto do governo é maior que sua arrecadação, dessa forma, precisará mais recursos para custear a máquina publica, fazendo ele a recorrer ao aumento da carga tributária ou aumento da emissão de títulos da divida pública, absorvendo recurso s do setor privado.
5- Que fatores podem influenciar o crescimento (ou recuo) da poupança interna do país?
R: Os fatores que podem influenciar a poupança interna do país, são os gastos públicos, taxa de juros.
6- Qual é a diferença entre o Resultado Fiscal Primário e o Resultado Fiscal Nominal?
R: A diferença é que no primeiro engloba apenas o que o governo