Mentes perigosas
O filme Mentes Perigosas é baseado no livro My posse donŽt do homework de LouAnne Johnson, que retrata um caso de vida real.
Michelle Pfeiffer, actriz principal, encarna a personagem de LouAnne Johnson uma ex-fuzileira, que abandona a carreira militar com o objectivo de concretizar o seu sonho: ser professora de Inglês.
Enquanto estuda na Universidade de Califórnia para adquirir o estatuto de professora, aceita o cargo de professora substituta numa escola. A turma que lhe é atribuída irá mudar a sua vida e ela a dos seus alunos.
Os alunos fazem parte dum grupo de adolescentes citadinos que encaram o insucesso como modo de vida mas que, no fundo, se encontram desesperadamente à procura de alguém que se preocupe com eles. No entanto, a vida ensinou-os a não confiar em ninguém, iniciando-se a partir daqui a luta que LouAnne irá travar. LouAnne desafiará todas as regras da instituição escolar, cria o seu próprio currículo, utiliza estratégias pedagógicas invulgares, conseguindo ganhar a confiança dos alunos e consequentemente conduzi-los ao sucesso.
Acima de tudo, o afecto que lhes manifesta ajuda-os a acreditarem em si próprios, no seu espírito, e no seu potencial. LouAnne leva-os, e a si própria ao limite e em troca aprenderá algumas duras lições.
Análise do Filme
Comentários
1º Momento Chegada à escola
LouAnne Johnson apresenta-se na escola para uma entrevista com a directora- -adjunta. Ao analisar o seu currículo esta surpreende-se com a maturidade e vasta experiência da candidata: bacharelato em literatura inglesa, relações públicas, telemarketing, fuzileira., faltando-lhe apenas um semestre para ter habilitação completa para ensinar.
A directora oferece-lhe de imediato um lugar a tempo inteiro. A professora que ocupava o lugar tinha adoecido e desistido de leccionar, o que já tinha ocorrido com os professores anteriores. A turma é caracterizada, pela directora- adjunta, como um grupo de jovens especiais, o que deixa