meningite
A Meningite meningocócica é uma doença bacteriana aguda infectocontagiosa, que causa um processo inflamatório nas meninges, que são as membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, evoluindo para um comprometimento infeccioso de Sistema Nervoso Central (SNC), que se não for diagnosticada e tratada imediatamente pode deixar sequelas irreversíveis ou podendo até chegar ao óbito. Geralmente começa como uma infecção da nasofaringe ou das amídalas e é seguida por septicemia meningocócica, a qual invade as meninges do cérebro e a região superior da medula. Quando ocorre vários casos em uma determinada região pode ser sinal do início de uma epidemia.
Sinonímia
É uma doença também conhecida pelos nomes de:
Meningite epidêmica.
Febre Cerebromedular.
Incidência
Ocorre mais nos meses de inverno e primavera.
Incidência é 10 vezes mais alta nos países em desenvolvimento.
Agente etiológico
Bactéria do gênero meningococo Neisseria meningitidis, tipo sorológicos A, B, C; os tipos A e C estão associados a epidemias; bactéria muito sensível aos agentes físicos.
Fisiopatologia
As bactérias Neisseria meningitidis são aspiradas pelas vias aéreas superiores, colonizando assintomaticamente a região. Quando a bactéria consegue atravessar a barreira hematoliquórica do sistema vascular cerebral rapidamente as bactérias se proliferam no SNC, e invadem o espaço subaracnóideo e as meninges, os meningococos possuem estruturas que os permitem aderir a mucosa das meninges e multiplicar causando a infecção. O processo inflamatório das meninges facilitam a produção e o aumento do edema cerebral, causando um aumento da pressão intracraniana.
Fonte de infecção
Pacientes e portadores humanos.
Período de incubação
Esse período oscila entre 2 a 10 dias.
Período de duração
Esse período depende da imunidade e do tipo de tratamento a que vai ser destinado ao paciente. E é fundamental que o tempo entre o diagnóstico positivo e o início do tratamento não