Memórias
Memórias são dispositivos que armazenam informações. Neste conceito, podemos incluir até os meios analógicos, como os antigos discos de vinil e fitas magnéticas para áudio e vídeo analógicos. Mas o objetivo aqui são as informações digitais, de forma que a idéia de memória fica implicitamente relacionada com dados digitais.
Classificação de Memórias digitais
as memórias de acesso seqüencial, o tempo de escrita e/ou leitura de um dado depende da posição do mesmo. É o caso de discos e fitas magnéticas (disquetes, discos rígidos, etc) e discos óticos (CDs). Nas memórias de acesso aleatório, o tempo independe da posição do dado. São normalmente implementadas com circuitos lógicos.
As memórias voláteis perdem os dados armazenados se a alimentação elétrica do dispositivo é removida. Em geral são as memórias feitas de circuitos lógicos, mas existem tipos que preservam os dados. Nas memórias não voláteis, os dados são preservados na falta de alimentação elétrica. É o caso de discos e fitas magnéticas e discos óticos.
Nas memórias de somente leitura, os dados são gravados em fábrica e não podem ser posteriormente alterados, em contraste com as de leitura /escrita, cujos dados podem ser livremente modificados. Dispositivos de discos ou fitas magnéticas são em geral de leitura / escrita (disquetes, discos rígidos, etc). Discos óticos podem ser de um ou de outro tipo (CD comum, CD gravável). Memórias com circuitos lógicos também podem ser de apenas leitura ou de leitura / escrita.
Aqui tratamos apenas das memórias com circuitos lógicos. Em geral, elas são de acesso aleatório. A sigla inglesa RAM (Random Access Memory, memória de acesso aleatório) é comumente usada para as memórias de operação de computadores, que, além de acesso aleatório, são também voláteis e de leitura / escrita. Mas, tecnicamente, a sigla RAM pode ser aplicada para qualquer memória de acesso aleatório, independente de outras propriedades.
Um pouco de história