Memória viva areia branca se
Areia Branca era município de Riachuelo, evoluiu a categoria de município em 11 de novembro de 1963, pela lei estadual 1224, desmembrando de Riachuelo, Laranjeiras e Itabaiana. Recebeu o nome de Areia Branca pela cor do solo da cidade. A povoação, fundada por Joviniano Freire de Oliveira, Francisco Monteiro, Virgílio Rodrigues do Nascimento. Também rezidia no munícipio Percilio Ribeiro, José Ramos, vulgo José de Loriano – Fogueteiro e Nilo C. de Menezes.
No princípio do século XX, Areia Branca era redulto de foras da lei. Joviniano Freire de Oliveira, foi nomeado a sub delegado de policia, o mesmo conseguiu construiu uma delegacia.
A feira livre sempre ocorreu aos domingos, era bem pequena, mais foi ganhando admiradores e se tornou uma das maiores feira live do estado de sergipe, até o ano de 2011 onde a feira livre passou a ser realizada aos sabado e desde então está se acabando. Em Areia Branca eram três casas comerciais, a de Joviniano Freire de Oliveira, Francisco Monteiro e Nilo C. de Menezes, e dois botequim o de Antônio de Petro e Ascendino José dos Santos, Marôto, este ultimo figura extraordinária, semi analfabeto, mais de uma sabedoria nata. Alem do comércio era agricultor, lutando honestamente para criar a família, pois a sua prole era grande.
As festas de maior tadição sempre foi as Juninas, no dia 1º de Junho as pessoas se reuniam para os festejos com o som da sofona, violão, cavaquinho, surdo e um instrumento denominado de porca, que certamente originou a cuica, vão cantando, tirando versos como esse: Acorda minha gente venha vê recordação, acorda minha gente que é 1º de São João, acorda minha gente, acorda vem ver, nóis hoje aqui vadeia inte o dia amanhecer. Existiam muitas lendas como a lenda do carneirinho da serra de Itabaiana, a lenda do mazagão, a da caipora e muitas outras.
Historia de Areia Branca
Areia Branca era município de Riachuelo, evoluiu a categoria de município em 11 de novembro de 1963, pela lei estadual