memorização
Introdução
As inter-relações entre as actividades mentais e as actividades motoras de trabalho podem ser respeitadas, de forma esquematizada. De fato, são as actividades mentais que accionam os influxos nervosos, que, por sua vez, são transmitidos por via nervosa até os músculos. Os músculos reagem em função dos potenciais nervosos recebidos. Neste sentido, pode-se dizer que as actividades musculares são respostas motoras às actividades mentais.
Problemática
São vários os problemas e as questões que persistem sobre o processo de memorização da matéria escolar. É na memória humana que ocorre o processo de memorização. Este processo envolve várias áreas do cérebro. Através dos nossos sentidos são formadas diversas impressões na memória, assim como em diversas partes do cérebro com funções específicas. Quando ele processa as informações todas essas áreas diferentes trabalham em conjunto para produzir o pensamento. Porém, como esse processo é complexo, os cientistas não sabem exactamente como funciona, mas ele está sendo observado de um ponto de vista bioquímico. De acordo com uma entrevista feita pela revista Veja, estamos em transição da década da descoberta do funcionamento do cérebro para a exploração de disfunções cerebrais.
Objectivos do Trabalho
Objectivos Específicos
- Identificar a diferença fundamental existente entre o processo de memorização de matéria escolar e o processo de decorar;
- Definir o que é memorização no sentido lato ou seja no termo geral e o que é memorização no sentido académico;
- Descrever os passos recomendados no processo de memorização de matéria escolar para o sucesso na vida académica.
Objectivo Geral
- Analisar profundamente o processo de memorização da matéria escolar para compreender como ela decorre, pois é importante decifrar esse enigma que preocupa os estudantes para um bom desempenho escolar.
Justificativa TemáticaNo que diz respeito a escolha deste tema, as razões que me levaram a