Memorias
PEDAGOGIA
cléria maria santos fÉLIX
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Santa Luzia
2014
cléria maria santos
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de (por o nome das disciplinas do semestre)
Profs. (por o nome dos professores)
Tutora eletrônica: Tatiane Marigo
Tutor(a) de sala:
Santa Luzia
2014
As memorias da minha infância
Nasci no ano 1978, terceira filha numa família de cinco irmãs, eu sou a filha do “meio”, acho que por isso sentia que estava sempre sobrando. As minhas duas irmãs mais velhas se uniam para ajudar nos afazeres da casa, as duas mais novas eram as caçulas e podiam brincar avontade, já eu ficava ali no meio sem saber bem qual era meu lugar.
Minha mãe era é uma pessoa de pouco estudo e conhecimento, quando eu digo conhecimento eu falo daquele adquirido na vida no convivio com outras pessoas etc. Ela sempre dizia que mulher tinha que saber lavar, cozinhar e arrumar a casa, estar preparada para quando estivesse adulta casar e saber cuidar da casa. Eu nunca me interessei pelos afazeres domésticos, gostava de ficar pelo quintal, explorando e imaginando mil aventuras.
Eu morava em uma casa simples, mas que tinha um quintal grande, onde eu e minhas irmãs mais novas podiam brincar e usar a imaginação avontade. No mesmo quintal ficava a casa da minha madrinha, tia do meu pai, Margarida, nome apropriado para alguem mais parecia uma flor, além de madrinha ela era como se fosse uma vó, aquela senhora boazinha.
Apesar de pouco estudo, ela tinha uma sabedoria invejável, sabia como ninguem contar historias que ela quardava em sua memoria. Das historias que ela contava uma ficou quardada na minha memória, a historia da Branca Flor, uma princesa, muito amada