Memorial descritivo
Este documento foi requerido pela "Cristal Gráfica e Editora Ltda " para atender a solicitação da Prefeitura Municipal do Recife, com o objetivo de garantir os níveis de pressão sonora adequado às atividades da empresa contratante do laudo, bem como atender o nível de conforto acústico das áreas circunvizinhas.
Por ser o ruído uma ocorrência bastante comum em nosso meio ambiente, os seus efeitos nocivos sobre o organismo têm merecido uma especial atenção dos estudiosos do assunto. Glorig, por exemplo, propôs o termo sociacusia para definir a perda auditiva atribuída à vida na sociedade moderna. Mosso demonstrou que, sob ação do ruído, mesmo de pouca intensidade, ocorre maior afluxo de sangue à superfície cerebral. Kennedy constatou sensível aumento da pressão endocraniana, após a explosão de saco de papel cheio de ar. Deniker e Susine observaram que, sob a influência de sons no intervalo de 30 a 60 db(A), verificam-se modificações do eletroencefalograma, tanto maiores quanto mais intenso for o ruído.
Esses e muitos outros estudiosos demonstraram que é necessário identificar quantificar e controlar as fontes de ruído, sob pena de, como acontece com os demais riscos ambientais, eles provocarem graves danos físicos e psicológicos ao ser humano, em particular, ao trabalhador que a ele se expõe de forma rotineira.
OBJETO
O objetivo principal da avaliação de ruído elaborada neste estudo, foi de garantir valores de níveis de pressão sonora ruídos adequado ao meio ambiente do Estabelecimento Comercial da "Cristal Gráfica e Editora Ltda" com os estabelecidos nas normas vigentes.
I) EMITIR LAUDO TÉCNICO REFERENTE ÀS MEDIÇÕES:
1 – Medição do ruído na "Cristal Gráfica e Editora Ltda " , à 01 metro de todas as fontes de ruído, e nos limites das propriedades;
II) COM BASE:
a) nas Lei municipal 16.176/96 e alteração dada pela Lei 16.289/97; b) na Norma Brasileira