Memorial descritivo
Revestimentos vinílicos
Apresentação
*valorizar o visual
Adesivos e revestimentos vinílicos podem ser usados seja como piso, normalmente imitando uma textura e aparência de algum material nobre, seja formando desenhos geométricos ou prontos de fábrica, já que seu custo é mais baixo. Há também adesivos vinílicos especiais para decorar paredes, móveis, eletrodomésticos, pisos e portas. Com diferentes formas, tamanhos, utilidades, texturas e cores, podem ser personalizados de acordo com o gosto do cliente.
Em áreas internas, seu principal uso é em escritórios, lojas, academias, restaurantes e hospitais; e nas residências, é usado em salas, quartos, corredores, cozinha e banheiro.
Dentre seus mais variados tipos, estão os revestimentos de uso específico em áreas de intenso tráfego, antiderrapantes, decorativos e acústicos.
*características técnicas do material
Rápida instalação, facilidade para limpar, conforto termoacústico, pode ser instalado por cima de outros pisos já existentes como cimentados, cerâmicas, granito e mármore.
Seu custo é baixo se comparado a outros revestimentos como mármores, pedras e madeiras-de-lei com recortes especiais. Durante a aplicação ele é selado e emendado com calor ou com colas específicas, podendo também ser encaixado lâmina por lâmina.
Além disso, são resistentes a substâncias comuns (água, poeira) e hipoalergênicos (pois não absorvem pó ou sujeira).
*fabricação (matéria-prima, do que é feito, observar sustentabilidade)
O revestimento vinílico é produzido com resina de vinil (pvc), quase sempre reciclada. O revestimento vinílico sai de fábrica protegido por resina de poliuretano dos tipos pur ou pu – a segunda exige a aplicação de cera durante o processo de instalação do piso. Alguns já vêm com adesivo próprio para facilitar a instalação.
*evolução com o tempo (seu uso ao longo dos anos)
*vantagens e desvantagens
instalação fácil, rápida e limpa
a boa absorção acústica evita ruídos