memorial descritivo eletrico iluminação
8.1. Geral
O projeto deste Empreendimento foi elaborado considerando os critérios luminotécnicos da norma em vigor para este tipo de uso, adequadamente estudado para cada ambiente da edificação.
Para determinação do fluxo luminoso mínimo requerido deverá ser atendida a NBR 5413.
As lâmpadas deverão atender os seguintes critérios:
• Deverão ser utilizadas lâmpadas com a melhor relação lumens/watt;
• Índice de reprodução de cores maior ou igual a 85%;
• Os reatores serão sempre eletrônicos de alto fator de potencia com baixa distorção harmônica.
• Em áreas com quatro ou mais pontos de iluminação deverá ser dada possibilidade de acendimento de parte destes pontos utilizando-se o critério de 25%, 50%, 75% ou 100% dos mesmos. 9. Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas - SPDA
Para o SPDA será criada uma malha de terra em forma de anel em volta da edificação interligadas as descidas do SPDA e as demais malhas de terra do sistema elétrico e telefonico.
Os captores ficarão localizados no ponto mais alto da edificação e juntamente com os cabos serão diretamente ligados aos condutores de descida ferragem nos pilares.
Os eletrodos de aterramento serão formados por hastes e cabos de cobre nú #50mm2. As haste de terra serão do tipo COPPERWELD, Ø5/8”x2,40m, protegidas por manilhas de Ø30cm, com tampa móvel.
A interligação entre haste e a descida do SPDA deverá ser feita com conectores mecânicos, de modo que possam ser desconectados para ser feita medição da malha e das descidas.
O anel inferior da área a ser amplida será um prolongamento do existente. Esta interligação será feita em uma haste de terra comum aos dois sistemas de