memorial de formação
DIVERDIDADE
Para falar sobre diversidade cultural é precso entender o que é cultura.
Pode-se sintetizá-la como sendo a identidade de um grupo, povo ou nação em todas as manifestações sócio-político-educacional. Porém este breve significado não pode ser lumitado por um, tempo, pois pode-se perceber que no decorrer dos anos a cultura, a mesma passa por mudanças, sofre alterações, isto é ela evolui a prtir do momento que o homem vai descobrindo coisas novas e aos mesmas são introduzidas na cultura, aperfeiçoando e remodelando seus hábitos, costumes, valores, ideias. Pode-se dizer que a cultura sofre metarmofose com o passar dos tempos, mas a sua escelência não deixa de permanecer. Grande é a influência do homem sobre a cultura.
É interessante estudar as difersas manifestações culturais de um povo. Sua dança, alimentação, língua, hábitos, que faz com que o mesmo seja identificado de forma clara por seus elementos e suas singuralidades. Por exemplo, podemos distinguir de forma clara a cultura oriental dos japoneses, com a cultura ocidental dos Américanos.
Ou até nas tribos indígenas, que se diferenciam uma das outras por suas singularidades culturais. A intervenção do homem em tudo isso, em lugares diferenciados e em tempos próprios faz com que a cultura se torne tão relevente em um povo, pois é a sua identidade! O Brasil, por exemplo, contem uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo. Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais, contrapondo a tentativa de