Memorial de calculo
A NBR 5410 estabelece que: * Em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais, nas acomodações de hotéis, motéis e similares, deverá ser previsto pelo menos um ponto de luz fixo no teto, com potência mínima de 100 VA. * Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6m² deverá ser atribuído uma carga mínima de 100 VA e com área maior a 6m² deverá ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4m² inteiros. Isso no caso de se utilizar lâmpadas incandescentes, mas como o objetivo desse projeto visa a economia de energia, então utilizaremos lâmpadas fluorescentes, que apresentam potência mínima de 60 VA nos primeiros 6m² e ocorre o acréscimo de 30 VA para cada aumento de 4m² inteiros.
Levantamento de carga de tomadas * As TUG’s são tomadas de uso geral que nelas são fixadas aparelhos móveis.
A NBR 5410 estabelece que: * Cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6m2 → No mínimo uma tomada. * Cômodos ou dependências com área superior a 6m2 → No mínimo uma tomada para cada 5m ou fração de perímetro, espaçadas tão uniformemente quanto possível. * Cozinhas, copas, copas-cozinhas → uma tomada para cada 3,5 m ou fração de perímetro e independe da área. * Subsolos, varandas, garagens, sótãos → Pelo menos uma tomada. * Banheiros → No mínimo uma tomada junto ao lavatório com uma distância mínima de 60 cm do limite do box.
OBS.: Em diversas aplicações, é recomendável prever uma quantidade de TUG’s maior do que o mínimo calculado, evitando-se, assim o emprego de extensões e benjamins que, além de desperdiçarem energia, podem comprometer a segurança das instalações.
Com isso podemos obter a potência mínima das TUG’s: * Banheiros, cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais semelhantes: Atribuir, no mínimo, 600 VA por tomada, até 3 tomadas.
Atribuir 100 VA para os excedentes. * Demais cômodos ou