Memoria
A estrutura desse fichamento é composta por citações importantes do texto pequenos resumos contendo compreensões pessoais embasadas em informações adquiridas através do mesmo .
Texton°1
Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus
Estados patológicos sob o olhar psicopedagógico
Priscila Junko Tanaka
Objetivo:
• Conceituar atenção
• Tipos de atenção
• Desenvolvimento
• Principais patologias
Conceito de atenção
“A atenção pode ser definida como a direção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto.”
“A atenção faz parte das funções psicológicas superiores, tipicamente humanas.
O Funcionamento da atenção baseia-se inicialmente em mecanismos neurológicos inatos e involuntários. A atenção vai gradualmente sendo submetida a processos de controle voluntário, em grande parte fundamentado pela mediação simbólica .A atenção responde a estímulos externos e cada espécie animal tem uma capacidade de atenção que inicialmente volta-se à sua sobrevivência. A memória e o aparelho sensorial estão relacionados ao aspecto perceptivo, para o homem”
Inicialmente a atenção é involuntária e acontece naturalmente , depois vai sendo submetida a controle voluntário através de símbolos e estímulos externos ou internos , a atenção está diretamente ligada a memoria que juntas se relacionam ao poder de perspectiva humana.
“(...)Quando o estímulo de um som ou clarão muito forte nos faz voltar o olhar para sua direção. Voltar o olhar é uma reação que identifica nosso foco de atenção.
O ser humano tem mecanismos de atenção involuntária. Quando bebê, estímulos como barulhos mais altos, movimentos de objetos, mudanças no ambiente, um vento forte, uma luz mais intensa, muitas vozes, chamam-lhe atenção de modo involuntário. Esse tipo de atenção permanece conosco, mesmo no nosso desenvolvimento.” Quando há um estimulo muito forte a atenção é involuntária , a atenção involuntária sempre acompanha o