memoria
ESTRUTURA DE DADOS
MEMÓRIA PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA
Fabio Henrique
GOVERNADOR VALADARES
2013
SUMÁRIO
1 HISTÓRIA
O primeiro tipo de memória RAM foi a núcleo magnético, desenvolvida de 1955 a 1975 e, posteriormente, utilizada na maioria dos computadores até o desenvolvimento e adoção da estática e dinâmica de circuitos integrados RAM no final dos anos 1960 e início de 1970.
2 VELOCIDADE
A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem no entanto algumas memórias RAM que podem efetuar duas transferências de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferência de informação para a mesma frequência de trabalho. Além disso, a colocação das memórias em paralelo permite multiplicar a velocidade aparente da memória.
3 TIPOS DE MEMÓRIAS
Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. O conceito de computador digital binário com programa armazenado (arquitetura de Von Neumann) é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas.
3.1 Memória primária
Conhecida como memória principal a memória primária também é chamada de memória real, trata-se dos tipos de memória que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar.
Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento, esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cachê, quando o computador é desligado todos os dados gravados na