memoria
Objetivo
Tem como objetivo este trabalho, pesquisar através de referências bibliográficas de livros e artigos científicos sobre a memória, mostrando suas especificidades.
Introdução
O trabalho refere-se a memória, sua capacidade de registrar, armazenar e recuperar informações provenientes de interações entre o cérebro e o corpo ou todo o organismo e o mundo externo( estímulos). É a base dos nossos sentimentos ou de qualquer atitude cotidiana, variando conforme os diferentes períodos da vida.
A memória depende de três processos sequenciais: Codificação, armazenagem e recuperação.
A codificação envolve a formação de um código ou registro da informação. A armazenagem envolve a manutenção da informação já codificada, mantendo-a. A recuperação envolve o resgate das informações armazenadas na memória.
Mesmo diante de um processo que faz parte do cotidiano de todos, há as falhas e lapsos da memória os quais são estudados para maior compreensão. Também é importante o conhecimento da fisiologia do cérebro e da s funções do hipocampo e da amígdala.
A memória pode ser de curto prazo, de longo prazo, explícita, implícita, prospectiva, relâmpago, retrospectiva e sensorial.
Memória
Você já pensou como a informação entra na memória? Ou como ela é mantida? E como você consegue lembrar-se de fatos que aconteceram há tanto tempo?
Pois bem, a memória é um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação, esses processos são sequencias e um depende do anterior.
O processamento de informação não é algo que se possa ser isolado, porém isso depende da percepção que é influenciada pela emoção e pela imaginação, que é situado na sequência entre as de percepção e ação.
As conceituações da memória, é chamada assim pelo seu processo de armazenamento de informações que são recebidas ontogenicamente e podem ser "chamadas”, digamos assim, a qualquer momento.
Vendo pelo modo comportamental, a memória pode ser definida como uma modificação, não tão