Memoras postumas de bras cubas
Nome: Charlene de Carvalho Pereira
6ª Semestre de letras
(primeiro capitulo parcial do TCC para orientação)
LITERATURA.
Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (2008-2013) literatura é “Escritos narrativos, históricos, críticos, de eloquência, de fantasia, de poesia, etc”. Este conceito amplo da literatura permite entender que este gênero está presente em todas as áreas humanas. Na era primitiva era passada de forma oral através de canções, lendas e após o aparecimento da escrita de forma mais efetiva, mais isto não eliminou esta forma de transmissão, até hoje a oralidade pode ser percebida no folclore, canções e teatro.
No Brasil a Literatura surgiu através da colonização e foi chamada de Literatura informativa. A nomenclatura se deu em 1º de maio de 1500, quando o navegador Pero Vaz de Carminha escreveu relatos da nova terra ao rei de Portugal. O surgimento da literatura no Brasil permitiu a conservação de sua historia.
Além dessa conservação a literatura também cumpre o papel de mostrar a realidade através de seus escritos. Para o pesquisador Domício Proença (2007, pag. 15), ela é uma arte e “A arte é um dos meios de que se vale o homem para conhecer a realidade”. Já o filosofo Tzvetan Todorov (2009, pag. 23), declara seu amor por ela ao dizer: “Hoje, se me pergunto por que amo a literatura, a resposta que me vem espontaneamente à cabeça é: porque ela me ajuda a viver”. Esses teóricos deixam clara a importância da literatura para a humanidade. A doutora em letras Beth Brait (1985, pag. 66) retrata bem essa importância quando diz:
Nesse mundo de palavras, nessa combinatória de signos, o leitor vai se alfabetizar, vai ler o mundo e decifrar a sua existência. Nos olhos de ressaca de Capitu, assim como na ambigüidade de Diadorim e Riobaldo, o leitor vai perseguindo, palavra a palavra, traço a traço, uma construção que, pelo seu encadeamento particular, garante a sua própria existência, a sua