Membro superior anatomia
1. Músculos do Ombro ou Escapulares
Deltóide: origina-se da espinha da escápula, acrômio e terço acromial da clavícula e se insere na tuberosidade deltóidea do úmero. Agindo em conjunto realiza a abdução do braço. As fibras anteriores fazem flexão e rotação interna do braço; as médias abduzem e as posteriores fazem extensão e rotação externa.
Supraespinhal: origina-se da fossa supraespinhal da escápula e se insere no tubérculo maior do úmero. Auxilia o deltóide na abdução do braço.
Infraespinhal: origina-se da fossa supraespinhal da escápula e se insere no tubérculo maior do úmero. Faz a rotação externa do braço.
Redondo Menor: origina-se da borda lateral da escápula, nos 2/3 superiores e se insere na tuberosidade maior do úmero. Promove rotação externa do braço.
Redondo Maior: origina-se do 1/3 inferior da borda lateral e ângulo inferior da escápula e se insere na crista do tubérculo menor do úmero. Aduz e roda o braço internamente.
Subescapular: origina-se da fossa subescapular da escápula e se insere no tubérculo menor do úmero. Aduz e roda internamente o braço.
OBS: o supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular formam um grupo muscular, denominado manguito rotador.
2. Músculos do Braço
Coracobraquial: origina-se do processo coracóide da escápula e se insere no terço médio do úmero, medialmente. Promove adução e flexão do braço.
Bíceps Braquial: a porção curta origina-se do processo coracóide da escápula; a porção longa origina-se do tubérculo supraglenoidal da escápula. Ambas as porções se inserem na tuberosidade do rádio. Flete e supina o antebraço. A porção longa traciona a cabeça umeral sobre a cavidade glenóide.
Braquial: origina-se dos 2/3 distais da face anterior do úmero e se insere no processo coronóide e tuberosidade da ulna. Flete o antebraço.
Tríceps Braquial: a porção longa origina-se do tubérculo infraglenoidal da escápula; a porção lateral da face posterior do