Anatomia membro superior - Clavicula Escapula
Osso longo, que se estende da borda superior do manúbrio esternal ao acrômio da escápula, ligando dessa forma o tronco ao membro superior indiretamente através da escápula. Seus dois terços mediais são convexos anteriormente; seu terço lateral é côncavo; sua extremidade acromial é achatada; sua extremidade esternal é levemente arredondada; possui uma face rugosa voltada inferiormente e sua face lisa esta voltada superiormente.
Os principais acidentes ósseos são: Extremidade esternal, Extremidade acromial, sulco para o músculo subclávio, Tubérculo conóideo, Linha trapezóidea e Impressão do ligamento costoclavicular.
Escápula
Ligada ao osso esterno pela clavícula, articula – se com o úmero pela cavidade glenóide e está situada na parede póstero – superior do tórax.
Os principais acidentes ósseos são: Acrômio. Fossa supra – espinhal. Fossa infra – espinhal. Espinha da escápula. Processo coracóide. Fossa subescapular. Cavidade glenóide. Além de tubérculo supra e infraglenoidal e incisura espinoglenoidal.
Úmero
Osso longo, articula – se superiormente com a cavidade glenóide da escápula, e inferior ou distalmente, com o rádio lateralmente; e com a ulna medialmente. Acidentes ósseos: Cabeça do úmero; Tubérculo maior; Tubérculo menor; Crista do tubérculo maior, crista do tubérculo menor, Sulco intertubercular; Tuberosidade deltóidea; Capitulo; Tróclea; Fossa do olécrano; sulco do nervo ulnar, sulco do nervo radial, Crista supracondilar medial e lateral Epicôndilo lateral; Epicôndilo medial; Fossa coronóidea; Fossa radial.
Osso longo, encontrado lateralmente no antebraço, articula – se proximalmente pela concavidade da cabeça do rádio, com o capítulo do úmero, a circunferência articular da cabeça do rádio articula – se com a incisura radial da ulna. Distalmente articula – se com os ossos do carpo por meio da face articular do carpo e com a ulna por incisura ulnar. Sua extremidade maior é colocada distalmente, com sua face côncava e lisa