membrana
Texto elaborado por
Leonel Graça Generoso Pereira,
Maurício Amazonas e Bruno Filizola.
SUMÁRIO
1 – APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO. 2 – INTRODUÇÃO. 3 – CONTEÚDOS ABORDADOS NA EXPLANAÇÃO. 3.1 - A Riqueza da Biodiversidade do Brasil vs. Modelo de Desenvolvimento Vigente. 3.2 - Biodiversidade e seu potencial econômico. 3.3 - Biodiversidade e seu potencial econômico para o desenvolvimento local e regional. 3.4 - Situação e tendências do papel das comunidades. 3.5 - Situação e tendências de P&D. 3.6 - Situação e tendências do papel dos empreendimentos industriais e comerciais. 3.7 - Políticas públicas para a conservação e o aproveitamento sustentável da biodiversidade. 3.8 - Apresentação do Probem.
1 – APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO
O processo atual de desenvolvimento do país e do mundo, de uma maneira geral, ainda está baseado em um modelo sócio-econômico excludente e em um sistema de aproveitamento da natureza com grande ênfase em atividades predatórias para o meio ambiente. Entretanto, desde a década de 1960, com a denúncia dos grandes desastres ambientais, tem crescido o movimento ambientalista mundial, assim como a consciência ecológica das populações de modo geral. Decorrentes desse processo, diversas ações têm sido realizadas para se construir mecanismos de preservação e conservação da natureza.
Primordialmente, grande ênfase foi dada aos procedimentos de comando e controle, tendo priorizado-se, por exemplo, a criação de áreas protegidas de proteção integral, concebidas como locais de natureza intocada, sem qualquer alteração humana, e também a elaboração de legislações ambientais com enfoques restritivos e punitivos. Posteriormente, começa a se desenvolver concepções mais integradoras, possibilitando o desenvolvimento de ações com ênfase na integração homem e natureza. Dentro dessa nova perspectiva, começam a ser conStruídas as concepções de desenvolvimento sustentável, por