Membrana e Citoplasma
Ela é comum a todas as células, é o envoltório externo. Suas funções são controle da entrada e saída de substâncias e separar o meio intercelular do meio intracelular. Ela contém o citoplasma, separando o meio interno do externo. Como resultado, a célula mantém uma composição diferente daquela do meio em que se encontra. Possui como propriedades a elasticidade (como um balão), regeneração (rompe-se e depois se regenera para englobar uma bactéria), e semi-permeabilidade (algumas coisas passam, outras não. Como alguns guarda-chuvas que absorvem a chuva, e outros que não deixam a chuva entrar e ela escorre para fora). Ela também separa os meios (proteção), consome energia, ou seja, é viva, e conduz eletricidade.
Sua visualização só pode ser feita com microscópio eletrônico, pois ela apresenta medida de +/- 75 Aº (mm dividido por mil, um dividido por 1000, nm divido por mil).
Modelos: Até 1972 foi o modelo de Dawson e Danielli – modelo sanduíche, capa dupla de proteínas e no meio lipídios, e poros entre eles por onde entrariam e saíram substâncias.
Modelo atual: Singer e Nicolson – modelo do mosaico fluído, bicapa de lipídios intercalado por proteínas. Essas moléculas estão em constante movimento. As proteínas atuam como receptores de outras moléculas, incluindo hormônios, funcionam como enzimas e garantem o transporte de substâncias para dentro e fora da célula. Substâncias entram através dos espaços entre as proteínas. Os lipídios são conjugados, também chamados de fosfolipídios ou ácido fosfórico, pois possuem em cima fosfato. A bolinha representando o fosfato é hidrofílica (meio externo), já a cauda do lipídio é hidrofóbica (meio interno). As proteínas se movem, podendo estar ora voltadas para o meio interno (proteína intrínseca), ora para o externo (proteína extrínseca). O meio externo sempre vai ser onde tiver glicídio/glicocálix, e o meio interno o de baixo. E há ainda a proteína