Membrana plasmática e modelo mosaico fluido
A água tem um papel preponderante na existência da vida, sem ela é impossível sobreviver, e isso percebemos pela nossa própria composição, já que somos seres compostos por 70% de água.
Desde o princípio de tudo, ela estava presente, em que as primeiras células foram constituídas no caldo primordial (Oceanos e Lagoas). Provavelmente foi nesse caldo primordial que surgiram as moléculas de proteínas, entre muitas outras, e com suas evoluções começaram a surgir às células que envolvidas pelas camadas de fosfolipídios ficaram isoladas e não se dispersaram no líquido prebiótico.
Nisso tudo podemos perceber que a origem das células está extremamente ligada a água, que de tal forma se encontram em toda e qualquer tipo de células.
Pode-se dizer que a água é um dos melhores solventes conhecidos, porém é preciso lembrar que nem todas as moléculas são solúveis a água, pois existem as moléculas Hidrofóbicas (Hidro = água; Fobos = aversão) que não se misturam na água, como óleo, lipídios, etc, e as Hidrofílicas (Hidro = água; Filos = amigo) que se misturam na água, como: ácidos nucléicos, alguns hidratos de carbono, etc.
O mais incrível de tudo isso, é a existência das macromoléculas que , ao mesmo tempo em que são hidrofóbicas, são também hidrofílicas; sendo chamadas de anfipáticas e possuindo funções importantíssimas em todas as membranas celulares.
A membrana plasmática é composta por bicamada de fosfolipídios em que seus grupamentos são polares (hidrofílicas) e não polares (hidrofóbicas). Sua composição química e lipoproteica (lipo = gordura; protéica = proteína) contendo:
- proteínas globulares mergulhadas em uma camada bílica.
- fosfolipídios (fosfo = fósforo; lipídios = gorduras)
-glicolipídios (glico= glicose; lipídios = gorduras)
-Colesterol
A principal função da membrana é o transporte e a passagem do meio externo para o interno em que se observam várias proteínas, as proteínas periféricas, integrais, transmembrana de passagem única e