Melhorias Da Presta O Jurisdicional Da Comarca De Tabo O Da Serra
361 palavras
2 páginas
Melhorias da prestação jurisdicional da Comarca de Taboão da SerraHá mais de trinta anos ouvimos as mesmas críticas ao judiciário: a justiça é lenta,emperrada,burocrática,ineficiente e cara,os processos se prolongam por anos e anos a fio,quase se eternizam;a prestação jurisdicional se torna inócua e causa graves prejuízos aos jurisdicionados.
Diagnóstico baseado na prática e na observação permite –nos adiantar que três são as principais causas da crise do judiciário :operacionais,funcionais e estruturais.Pelo ângulo operacional temos como certo que a maior necessidade é investir em instalações de novos órgãos julgadores,aumentar o número de juízes ,controlar a qualidade e a produtividade dos magistrados ,modernizar equipamentos ,informatizar toda a justiça treinar e avaliar periodicamente os serventuários ,padronizar métodos e procedimentos ,enfim ,adotar métodos modernos e eficientes de gerenciamento e administração.
È necessário também,que em cada Comarca se criem Varas ou Juízos necessários para atender ao aumento do número de demandas decorrentes do desenvolvimento econômico ,político e social do lugar.
Para dar celeridade aos processos e tentar sanar a morosidade ,é de suma importância a introdução do processo virtual que permite economia, segurança e acelera o andamento de processos. Uma pesquisa mostrou que o tempo médio de julgamento de um processo na Justiça brasileira é de cerca de 700 dias. Já nos Juizados Especiais que utilizam a tramitação eletrônica, esse tempo cai para 37 dias.
Uma outra maneira de acelerar a prestação jurisdicional é a conciliação, que tem como objetivo promover, através da cultura da conciliação, a mudança de comportamento dos agentes da Justiça, de todos os seus usuários, dos operados de Direito e da sociedade. Muitos tribunais já estão engajados nesta ação.
A conciliação traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos, como uma maior satisfação do usuário, diminuição do tempo do processo, economia de recursos,