MELHORIA DO PROCESSO DE MONTAGEM DE ROBÔ
Neste trabalho serão apresentadas informações sobre a implantação de um sistema operacional Lean manufacturing, também conhecido por Manufatura Enxuta e Layout celular, para corrigir erros de produção, e consequentemente um melhor aproveitamento de mão de obra. Como se trata de processos bastante abrangentes, apresentará apenas os objetivos, os princípios fundamentais e seus conceitos. Será demonstrado como se alcançou o sistema operacional implantado, aplicando-se essencialmente mudanças de hábitos e costumes das pessoas envolvidas no processo.
Palavras-chave: Layout celular. Lean manufacturing. Produção.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Diante do processo de montagem de um Robô elaborado em sala foram detectados vários problemas elencados a seguir: Movimentação do material pela empilhadeira causava longo lead time, posição inadequada do operador, ambiente de trabalho inseguro, retrabalho, refugo, longa distância entre setores produtivos, a espera por materiais causou ociosidade da mão de obra e baixa utilização da capacidade produtiva, grandes lotes de produção, especialização excessiva, risco de danificação pelo transporte do produto entre setores, o treinamento errado e informal leva a erros/dificuldades na reutilização do trabalho, comunicação deficiente entre setores, carga e descarga, padrão de qualidade não estava claro para a produção.
De acordo com os problemas expostos o objetivo seria melhorar o processo de montagem aplicando o layout celular, pois com este método é possível reduzir custos e diminuir o lead time. O método utilizado foi o hipotético-dedutivo para resolver problemas do processo. Também foi utilizado o método laboratório experimental, visto que foi testado o layout celular para verificar melhorias. O método bibliográfico foi utilizado para pesquisar sobre o layout aplicado e sobre os problemas vistos na situação do processo anterior. A pesquisa possui natureza