Melhores Notas
Os gêneros textuais são considerados como uma espécie de noção para os diferentes textos materializados que são encontrados cotidianamente. Em outras palavras, pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados gêneros textuais: carta, anúncio, convite, ata, aviso, bula, comédias, contos de fadas, convênios, editoriais, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.
Qual a diferença entre texto e gênero de texto?
Textos são unidades concretas, produtos finais, orais ou escritos. Gêneros de texto são modelos abstratos, protótipos que orientam a produção de textos. A carta de Pero Vaz de Caminha é um texto que pertence ao gênero carta. O Hino Nacional Brasileiro é um texto que pertence ao gênero hinos. Uma receita específica que ensina como fazer churrasco é um texto que pertence ao gênero receita culinária.
Sob o aspecto didático, e com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), tem-se hoje que ser proficiente em linguagem, ou, dito de maneira um tanto simplória, saber português, significa dominar, cada vez, mais gêneros de texto. Significa saber produzir e “decifrar” cartas, relatórios, notícias, contratos, leis, bulas, avisos, contos, romances e outras centenas de gêneros que acompanham as pessoas em todas as esferas de suas atividades e em todos os momentos de suas vidas.